sábado, 30 de junho de 2012

Rosana Rios

    Rosana Rios é a autora do livro "O Encafronhador de Tombilácios".
    Ela escreve livros para crianças e jovens, já publicou cerca de 100 livros em vinte anos de careira. Também foi roteirista de tevê e argumentista de história em quadrinhos, já recebeu diversos prêmios literários.
    As coisas que ela mais gosta são gibis, livros, dragões, chocolates; ela adora assistir filmes, ir à praia e gosta de fazer muitas outras coisas. Ela também ama inventar palavras...


Livro "O Encafronhador de Trombilácios"

Rosana Rios

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Encafronhador de Trombilácios

Resumo sobre a história:

    Este livro fala sobre dois irmãos, o mais novo chama-se Théo e sua irmã mais velha chama-se Driel. Eles moravam com seu pai que estava desempregado e sua mãe morreu quando Théo tinha 6 anos e Driel 9 anos. Sua mãe era uma verdadeira amante da leitura e tinha uma sala onde só se encontrava livros, eles herdaram de sua mãe o gosto pela literatura e o aprendizado. Théo gostava muito de usar palavras diferentes...
    Um dia quando os dois irmãos voltavam da escola, Théo avistou um anúncio junto ao poste que dizia: “Precisa-se de um Encafronhador de Trombilácios” e ele ficou interessado, pois seu pai poderia conseguir o emprego. Seu pai era muito obvio e quando entrou em casa após mais um dia em busca de trabalho eles notaram que ele não havia conseguido nenhum emprego, logo depois Théo perguntou para ele o que era um encafronhador de trombilácios, pois ele não fazia ideia. O seu pai se interessou e eles combinaram que ele iria até a escola buscar os dois para checarem o anúncio. Ao chegarem notaram que a rua era muito diferente. Cada casa tinha nem que seja um pequeno gramado verde e bem cuidado. Ao entrarem na rua todos os ruídos dos carros sumirão e só se escutava o canto dos pássaros. O seu pai conseguiu o emprego e mesmo o salário não sendo tão auto era bom ter um emprego e além disso o seu chefe ofereceu uma casa branca com janelas azuis para que ele fosse morar com seus filhos. Mas Driel não aceitou, ela queria continuar morando no antigo apartamento onde moravam desde muito jovens. Eles tinham que atravessar a cidade para ir até o emprego de seu pai e em quando ele trabalhava, deixava seus filhos com uma vizinha muito bondosa chamada Albaluceclara, mas todos a chamavam de Luce. Théo precisou comprar um livro para a escola e foi a uma loja que havia ali perto onde haviam muitos livros, o dono da loja chamava-se João Ronaldo e seu filho Ronaldo João. A loja era um tanto diferente, só pelo nome já se notava isso. Era uma mistura de fotos, com chapéu e livros, FOTOCHAPELIVRARIA.
    Driel não queria mudar-se, mas assim que conheceu Ronaldo João tudo ficou diferente e finalmente eles puderam começar a empacotar suas coisas. Driel sempre achava algo para reclamar, mas isso era tão normal que Théo e seu pai nem se incomodaram. Mais um ano começou, porém desta vez em uma escola diferente, onde tudo era diferente (inclusive os professores). Lá Théo conheceu Sarah que era sua colega e tinha um costume muito diferente, ela lia de ponta cabeça. Um dia surgiu um problema, o mundo lá fora começou a invadir aquela rua. Chegaram pessoas diferentes trazendo juntamente com eles caminhões, odores e a poluição. Ofereceram a todos ótimas propostas de vendas querendo comprar tudo o que havia naquela rua, porém ninguém aceitou e todos ficaram chocados e muito abalados com o que tinha acontecido. Tinham ido para lá por que compraram o antigo galpão de seu Nerdínio. Ninguém da alameda Reta ou do da praça redonda queria vender suas casas, mas cada vez eles ofereciam mais dinheiro.
Começaram uma construção no local que antes pertencia ao seu Nerdínio e todos ficaram revoltados, depois disso houve uma crise total que eles conseguiram resolver depois de muito trabalho e se esforço... Eles acabaram conseguindo resolver o problema e seu Nerdínio comprou novamente o terreno onde fez uma grande praça onde todos podiam ler e relaxar. Driel começou a namorar com Rô, Théo com Sarah e o pai deles com Luce. Depois de um tempo o pai dos jovens passou a ser o sócio de seu antigo patrão e eles precisaram contratar um novo funcionário. A alameda Reta voltou ao normal e todos ficaram felizes.

domingo, 24 de junho de 2012

Resumo da história "Amizade Improvável"

   Resumo do livro "Amizade Improvável"

  Tarsila, Fábio e Tatu se conheceram em uma rua perto de suas casas e aos poucos tornaram-se amigos. A partir daí fundaram o “TFT” que é a sigla de seus nomes, para solucionar casos. O seu primeiro caso era descobrir se Tatu era realmente filha do casal que diziam ser seus supostos pais. A desconfiança surgiu porque Tatu era negra e seus “pais” e “irmãos” brancos, sem falar que ela era a única que trabalhada e também era tratada de forma diferente.
     Ao decorrer da história eles descobrem pistas que os ajudam a solucionar este caso. Acaba que eles estavam certos e Tatu não era filha daquele casal e havia sido sequestrada na maternidade.
     No final Tatu, que na verdade chamava-se Mel encontra sua verdadeira mãe e recomeça sua vida com sua mãe.



Postado por: Julia

Escreveram "Thiagunho" em vez de "Thiaguinho".

Resenha do livro "Amizade Improvável"

Amizade Improvável:

    A história fala sobre três amigos com vidas completamente diferentes...
Tarsila vinda da Suíça, onde passou grande parte de sua infância para o Brasil e que descobre que seu avô era um ditador muito corrupto e cruel. Fábio um jovem de uma família de artistas, seu pai era diretor de cinema, sua mãe atriz, sua avó trabalha com direitos humanos e seu tio era escritor. Josicleide também conhecida como Tatu, morava em uma favela, sofria maus tratos e é obrigada a trabalhar no semáforo fazendo malabarismos para trazer dinheiro para casa e sustentar sua família.
    Ao decorrer da história Fábio e Tarsila percebem que Tatu não era filha do casal com quem ela vivia, pois ela era negra e seus pais e irmãos brancos, o que era muito estranho. Além disso, ela sofria maus tratos e apanhava muito. A partir desse fato os três criaram o QG “TFT”; que significa Tarsila, Fábio e Tatu; para solucionar este e outros casos.
    Conforme o tempo foi passando eles vão encontrando pistas que os ajudam a solucionar esse caso. No final do livro eles encontram a mãe de Josicleide, que na verdade se chamava Mel, em um teste que o pai de Fábio estava realizando em sua própria casa para conseguir uma nova atriz para o seu filme. Depois de encontrar sua mãe, Tatu recomeça sua vida e segue feliz desde então.
    O livro desperta o interesse do leitor, pois conta uma história de três amigos com vidas diferentes. Ele é divertido, misterioso e interessante, a cada capítulo se encontra uma nova revelação.
   Uma das coisas que nos chamou a atenção foi que o livro mostra a realidade vivenciada por todos. A cada capítulo desenvolvíamos o interesse em descobrir como acabaria a história. O livro é narrado em 1ª pessoa, cada parte é narrada por um dos personagens. A linguagem não é infantil e nem muito complexa, por tanto é um livro fácil de compreender.
    Algo que não achamos muito interessante foi o fato da família de Tarsila ter continuado como era no início; com o pai corrupto, a mãe extravagante e  a assistente da mãe,Daiane, chantagista.



Postado por: Julia

terça-feira, 12 de junho de 2012

Trabalhos sobre os livros:

Nós realizamos trabalhos sobre 3 livros diferentes que lemos, os livros são ótimos...
Agora vamos postar os trabalhos feitos após a leitura destes maravilhosos livros.

Trabalho feito após a leitura do livro "Amizade Improvável"





Trabalho feito após a leitura do livro "Pollyanna"


Trabalho feito após a leitura do livro "A turma do M.E.E.T. em busca da 8º estrela"




Veja:


Escreveram "estacionar" sem o "e".


Postado por: Julia e Daniel

Feliz dia dos Namorados para vocês!

Beijos, Julia.

sábado, 2 de junho de 2012

Vocês sabiam?

Vocês sabiam?
Em 1 minuto de banho, gasta-se mais ou menos 20 litros de água.
Vocês sabiam?
Se a torneira ficar pingando um dia inteiro gastará em média 46 litros de água.


Postado por: Julia

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Experiência sobre fungos

Durante 15 dias observamos um pão qualquer que havíamos posto dentro de sacos plásticos transparentes e antes disso respingado um pouco de água. Durante esses 15 dias alguns pães sofreram alterações e pode se notar a presença de fungos, outros não sofreram alterações.
O motivo de termos feito isso era aprender um pouco mais sobre um fungo e observar o tempo que demora para o fungo se desenvolver.
A maior parte dos pães apresentaram fungos a partir do 9º dia, mas o que não apresentaram fungos poderam nos ensiram alguma coisa?
Com eles refletimos: "Será q é bom consumirmos alimentos com tão alta quantidade de conservantes?"
O melhor para a saúde seria consumirmos alimentos com menor índice de conservantes... Optar pelo pão francês também conhecido como "cacetinho" seria muito melhor para a saúde.


Postado por: Aléxia e Julia